INSTRUÇÕES DE CANDIDATURA

Recomendamos a impressão destas instruções para ajudarem-lhe a preparar as suas respostas antecipadamente e referir-se a elas ao concluir a candidatura.

DICAS E INSTRUÇÕES GERAIS DE CANDIDATURA

  • Actualmente, o único método de candidatura para participar no programa RLC YALI SA é através de uma candidatura on-line. Você precisará de ter acesso a um computador e à Internet para candidatar-se. Apenas serão considerados aqueles candidatos que totalmente concluírem a candidatura on-line. As candidaturas e informações submetidas através de e-mail ou outros meios não serão consideradas.
  • Você não tem de terminar a sua candidatura em uma sessão. Pode salvar o seu trabalho e retornar mais tarde para continuar a trabalhar na sua candidatura quantas vezes forem necessárias até a conclusão. Por favor, tenha em conta os prazos estipulados para as datas de coorte preferencial.
  • Responda a todas as perguntas sobre a candidatura em Inglês. A ortografia e gramática serão avaliadas.
  • As perguntas que requerem uma resposta estão marcadas com um asterisco (*). As perguntas que não estão marcadas com um asterisco são OPCIONAIS e não precisam de ser preenchidas.
  • Todas as respostas na candidatura, incluindo respostas por escrito às declarações pessoais devem ser suas próprias respostas, trabalho original. Plágio não será tolerado e os candidatos que forem descobertos que fizeram plágio serão desqualificados.
  • Você pode querer rever a candidatura e suas questões antes de preencher a candidatura. Alguns candidatos acham isso útil para criar suas respostas off-line (por exemplo; em um documento Word separado) e depois cortar e colar as suas respostas nas secções apropriadas da candidatura.

SECÇÕES DE CANDIDATURA ON-LINE

A candidatura é composta de sete (7) passos.

  1. Informação Geral

  2. Educação e Línguas

  3. Emprego

  4. Programa do Curso e Seleção de Coorte

  5. Declarações Pessoais

  6. Perguntas Complementares

  7. Submeter

PASSO 1: INFORMAÇÃO GERAL

  1. Forneça o seu Primeiro Nome/Nome Próprio tal como aparece na sua certidão de nascimento, passaporte ou documento de identificação nacional.

  2. Forneça o seu Apelido ou nome da família tal como aparece na sua certidão de nascimento, passaporte ou documento de identificação nacional.

  3. Forneça quaisquer outros nomes.

  4. Por favor, indique seu Sexo: Masculino, Feminino ou Não-confirmação. O Centro de Liderança Regional YALI África Austral não discrimina com base no sexo ou identidade do gênero.

  5. Por favor, forneça a sua Data de nascimento selecionando o ano, mês e dia no calendário instantâneo ou usando o formato (AAAA-MM-DD). Apenas os candidatos, entre 18 e 35 anos de idade no momento do prazo das candidaturas serão elegíveis. Se você for selecionado como semifinalista, você deverá fornecer a documentação para a verificação de sua data de nascimento na fase de entrevista.

  6. Por favor, forneça o nome da Cidade/Vila/Distrito onde nasceu.

  7. Por favor, forneça o nome do País onde nasceu. Isto pode ser diferente do seu país de residência e/ou país de cidadania.

  8. Por favor, forneça o seu país de Cidadania legal. Você deverá fornecer documentação para a verificação da cidadania na fase de entrevista, se fores pré-selecionado.

  9. Se você for de qualquer país que não seja a África do Sul, será perguntado se tem um Passaporte. Isto é para facilitar a viagem para o Centro de Liderança Regional YALI África Austral, que está baseado em Pretória, se for selecionado. Se você tiver um Passaporte, por favor preencha o número, país de emissão e data de expiração. Como opção, você pode fazer o upload do scan do seu Passaporte. Por favor, note que para todos aqueles que não são da África Austral, com excepção dos tanzanianos e ugandeses, é necessário ter um Passaporte para poder viajar para a África Austral. Se você não tiver um Passaporte, você deverá obter um à sua custa por enquanto para poder participar do programa no Centro de Liderança Regional YALI África Austral.

  10. Se você for da África Austral, será perguntado se tem um Documento de Identificação Nacional. Se você tiver um Documento de Identificação Nacional, por favor preencha o número e a data de expiração. Como opção, você pode fazer o upload do scan do seu Documento de Identificação Nacional. Por favor, note que os que são da África Austral deverão ter um Documento de Identificação Nacional a fim de participar do programa. Se você não tiver um Documento de Identificação Nacional, deverá obter um à sua custa por enquanto para poder participar do programa no Centro de Liderança Regional YALI África Austral.

  11. Residência -Por favor selecione o país onde você reside actualmente.

  12. Por favor, caracterize a área onde você vive/trabalha actualmente entre as três categorias fornecidas: Urbana, Peri-urbana ou Rural. Urbana refere-se a uma grande cidade ou pequena cidade; Peri-urbana refere-se a uma área adjacente ou da periferia/arredores de uma cidade ou vila urbana (ou seja, entre uma área rural e urbana); e Rural - refere-se a uma área do interior ou da zona rural que não é urbana.

Informação de contacto

  1. Por favor, forneça um endereço de e-mail que você verifica regularmente uma vez que esse vai ser o principal modo de entrar em contacto consigo. Dependendo de como você acessou o site, seu endereço de e-mail pode aparecer automaticamente. Por favor faça dupla verificação para ver se está é correcto.

  2. Por favor, preencha o seu número de telefone principal. É importante para que possamos encontrá-lo, se você for pré-selecionado para uma entrevista.

  3. Por favor, preencha outro número de telefone (se tiver) onde podemos encontrá-lo, no caso de você não responder o seu número de telefone principal. Este pode ser do parente, esposa, outro membro da família, ou número de telefone do local de trabalho.

  4. Por favor, preencha outro endereço de e-mail (se tiver) onde podemos encontrá-lo, no caso não podermos contactá-lo através do seu endereço de email principal. Este pode ser pessoal ou endereço de e-mail do local de trabalho.

  5. Por favor, preencha o seu número de Caixa Postal, se você tiver.

  6. Por favor, preencha a sua cidade onde se encontra a sua Caixa Postal, se você tiver.

  7. Por favor, preencha o Código Postal de sua Caixa Postal, se você tiver.

  8. Se você usar o Whatsapp, por favor verifique Sim e indique o número de telefone ao qual a sua conta está associada. Podemos usar o Whatsapp para contactá-lo se todos os outros métodos falharem. Note que isso é opcional.

  9. Se você tiver uma conta do Twitter, por favor verifique Sim e indique seu ID do Twitter. Note que isso é opcional.

  10. Se você tiver uma conta do Skype, por favor verifique Sim e indique o seu ID do Skype. Note que isso é opcional.

  11. Se você tiver uma conta do Facebook, por favor verifique Sim e indique seu ID do Facebook. Note que isso é opcional.

PASSO 2: EDUCAÇÃO E LÍNGUAS

Educação

Por favor, fale-nos sobre a sua formação académica. Indique o seu mais alto nível de ensino concluído e seu curso de estudo. Por favor, indique também se você está actualmente matriculado na escola/faculdade/universidade. Embora o programa YALI valorize a educação pessoal, não existe um nível ou grau mínimo de ensino exigido para participar do programa.

Línguas

A proficiência em língua Portuguesa é obrigatória para a participação no Programa de RLC YALI. Todas as actividades serão conduzidas em Inglês, incluindo sessões acadêmicas, discussões, reuniões, actividades culturais e interações sociais. Por favor, preencha a tabela de avaliação de suas habilidades de língua inglesa (Básico, intermédio ou Avançado), com a maior precisão possível e fale-nos também de outras línguas por si faladas.

PASSO 3: EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Por favor, fale-nos sobre a sua experiência profissional. Esta pode incluir emprego formal ou informal, auto-emprego ou outras formas de engajamento com organizações. Não é obrigatório que você seja ou nunca tenha sido empregado, mas queremos saber tudo quanto possível sobre si.

Mencione pelo menos três cargos que você ocupou, começando do mais recente.

  1. Nome da organização/empresa: Qual é ou era o nome da organização ou empresa onde você trabalhava?

  1. Era auto-emprego? Sim ou não

  1. Cargo/Função: Qual era o cargo ou função que você ocupava?

  1. Quando ocupou esse cargo, a partir de que mês e ano até quando? Se você ainda estiver nesse cargo, selecione

  2. "Actual", caso contrário, selecione o mês e ano, em que você terminou.

  1. Principais responsabilidades e realizações: Por último, fale-nos um pouco sobre o que eram as suas responsabilidades e realizações nesse cargo. Por favor, seja breve e note que o limite de palavras é de 100 palavras.

Repita este processo para até dois 2 cargos adicionais que ocupou.

PASSO 4: PROGRAMA DO CURSO E SELEÇÃO DE COORTE

Programa do Curso

Existem três cursos para escolher: Negócios & Empreendedorismo, Liderança Cívica e Administração Pública. Os participantes apenas podem participar de um dos cursos que se alinham mais estreitamente com a sua actual e/ou futura carreira ou realizações profissionais e/ou aspirações. Leia as cuidadosamente as descrições de cada curso antes de fazer a sua escolha.

Negócios & Empreendedorismo: Este curso fornece à gama de empreendedores aspirantes ou emergentes que esperam desempenhar funções de liderança no sector privado ou criar seu próprio negócio no continente. Irá expor os participantes às abordagens empreendedoras e de negócios, incluindo aqueles que estão empregados para abordar questões sociais. Irá também construir capacidade técnica e de liderança nas áreas tais como; estratégia, operações, gestão da cadeia de fornecimento, ética empresarial, empreendedorismo social, microfinanças, gestão e desenvolvimento organizacional, marketing, inovação e tecnologia, mercados emergentes e análise de risco, planificação estratégica de negócios e responsabilidade social corporativa.

Liderança Cívica: Este curso é orientado para aqueles que aspiram ser civicamente engajados e servirem o público através de organizações não-governamentais, organizações de base comunitária ou voluntariado. Irá expor aos participantes o significado de liderança cívica, ao mesmo tempo construir capacidade técnica e de liderança em áreas tais como; cidadania, desenvolvimento comunitário, desenvolvimento económico, activismo de base, liderança e organização política, e voluntariado. Os sub-temas tais como; gestão organizacional, planificação estratégica, angariação de fundos, alcance e relações comunitárias, advocacia, monitoria e avaliação, mídia, e construção de coligações podem também ser explorados dependendo das necessidades e desejos dos participantes.

Administração Pública: Este curso é orientado para aqueles que aspiram trabalhar em qualquer nível de governo (incluindo cargos eleitos), organizações internacionais como as Nações Unidas, organizações regionais como a União Africana ou a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral ou outras organizações que tratam de questões públicas ou grupos de reflexão. Irá expor aos participantes os modelos e boas práticas de administração pública, ao mesmo tempo construindo capacidade técnica e de liderança em áreas tais como transparência, gestão de finanças públicas, processos de concursos públicos, colaboração legislativa/executiva, envolvimento e alcance do cidadão, gestão de recursos humanos, implementação de programas, e formulação de políticas.

Seleção de Coorte

Os candidatos são convidados a indicarem os três primeiros Coortes preferidos e as datas para as quais devem ser considerados. Por favor, note que o prazo de candidaturas é de aproximadamente 6 seis semanas antes de sua primeira coorte preferencial. O prazo para os pedidos de um determinado coorte será indicado a seguir as datas de coorte.

PASSO 5: DECLARAÇÕES PESSOAIS

Esta seção de candidatura é a mais crucial. As suas respostas a estas cinco perguntas ajudarão a comissão de seleção a identificar as suas características actuais e potencial de liderança, bem como entender o seu desejo de participar do programa. As suas respostas são, portanto, fundamentais para distinguir-se dos outros candidatos. Por favor, note que cada resposta tem um limite especificado de palavras. Use as suas próprias palavras. Não faça plágio de suas respostas. Plágio é um tipo de engano em que uma pessoa apresenta ideias ou materiais escritos de outra pessoa como sendo seus, sem indicar a fonte. Plágio é estritamente proibido no Centro de Liderança Regional YALI África Austral, e aqueles que fizerem plágio de seus materiais de candidatura serão desqualificados. Por favor, note que o pessoal e comissão de seleção para o Centro de Liderança Regional YALI África Austral vão examinar todas as candidaturas para questões de plágio. Os candidatos que forem descobertos que submeteram respostas que não são de sua autoria serão automaticamente desqualificados. Para mais informações, visite www.plagiarism.org.

Pergunta 1:

Qual é a sua realização mais significativa (escola uma) até hoje? Como é que esta realização demonstra características de liderança? Qual é o impacto que a sua realização teve na comunidade/organização?

Além de fornecer uma resposta a esta pergunta, você deverá também fornecer o nome e informação de contacto de uma pessoa que pode confirmar a sua realização. Esta pessoa não deve ser um membro da família ou outro parente. Pode ser um professor, líder comunitário, líder religioso, supervisor de trabalho ou colega... Por favor, indique o nome da pessoa, seu número de telefone e ou endereço de e-mail.

Pergunta 2:

Descreva um desafio específico da sua comunidade ou país. Em seguida, discuta como é que você está a abordar este desafio, partilhando o que você (como um indivíduo) está a fazer actualmente e seu impacto desejado.

Pergunta 3:

Quem você considera um líder na sua comunidade/organização/país (NÃO pode ser você)? Qual é a qualidade específica que você admira nele como um líder? Como é que você segue o exemplo dele/dela na sua vida diária?

Pergunta 4:

Por que é que você está a candidatar-se para o programa de Centro de Liderança Regional YALI África Austral? Como é que você irá implementar o que tiver aprendido no programa YALI após a conclusão?

PERGUNTAS COMPLEMENTARES

As respostas a estas perguntas são voluntárias. Você não é obrigado a responder a estas questões. Nenhuma seleção será feita com base nestas informações. Não haverá nenhum impacto na sua candidatura se você optar por não responder a nenhuma destas questões. As suas respostas não serão mostradas ao júri de avaliação de candidaturas ou à qualquer outra pessoa que pode afectar a sua decisão de admissão. Esta informação é usada para entender melhor as pessoas que estamos a alcançar e vai nos ajudar a visar melhor a máxima diversidade. As informações agregadas colectadas através deste formulário serão mantidas confidenciais e privadas.

  1. Estado Civil -Se você optar por divulgar esta informação, por favor indique o seu estado civil ou seja, se você é casado ou solteiro. O Centro de Liderança Regional YALI África Austral não discrimina com base no estado civil.

  2. Filiação Religiosa – Se você optar por divulgar esta informação, por favor indicar a sua filiação religiosa, se existir. Pode escolher dentre as principais religiões do mundo na lista, ou escrever qualquer outra religião que você adere a ela. O Centro de Liderança Regional YALI África Austral não discrimina com base na filiação religiosa.

  3. Deficiência – Se você tiver uma deficiência, por favor, indique aqui. Se selecionar "Sim" ser-lhe-á pedido informações adicionais que podem ser úteis para o Centro de Liderança Regional YALI África Austral poder acomodar quaisquer necessidades especiais que você pode ter. O Centro de Liderança Regional YALI África Austral não discrimina com base na deficiência.

  4. Outros Cursos de Liderança - Por favor indique se você participou anteriormente de um curso ou formação em liderança.

  5. Bolsa de Estudos Mandela Washington – Você já concorreu para a obtenção da Bolsa de Estudos Mandela Washington da YALI, e se assim for, você participou do programa?

  6. Rede YALI -Você é um membro da Rede YALI, e se assim for, já fez cursos on-line através da rede? Se não, você estaria interessado em juntar-se à rede?

  7. Como é que você soube do Centro de Liderança Regional YALI África Austral? - Por favor indique todos os canais de comunicação a partir dos quais você soube do Centro de Liderança Regional YALI África Austral.

PASSO 7: FIM

Este é o passo final de sua candidatura. Antes de enviar a sua candidatura, você deve ler e aceitar as duas declarações a seguir:

Certificação

A fim de participar do programa do Centro de Liderança Regional Yali África Austral, entendo que devo reunir os requisitos mínimos de elegibilidade para a admissão ao programa, que devo reunir os padrões das qualificações para o curso específico que eu escolhi, que devo ser cidadão e residente de um dos países designados e servidos pelo Centro de Liderança Regional Yali África Austral, e que a minha admissão ao programa está sujeita a decisão da equipa de admissões. Li, entendo e cumprirei com os termos e condições do programa. Certifico que conclui esta candidatura de forma completa e precisa para o meu conhecimento. Entendo que qualquer falsificação, omissão ou ocultação de facto relevante pode sujeitar-me a desqualificação.

Compromisso

Eu reconheço que se for aceite como participante do programa no Centro de Liderança Regional YALI África Austral, confirmo que irei cumprir com o compromisso do tempo conforme previsto no programa completo de 12 semanas.

Depois que tiver lido e verificado ambas as declarações que indicam o seu acordo e concluídos os outros seis (6) passos de candidatura, você pode clicar no botão "Submeter".

Se você não tiver respondido as questões obrigatórias, essas questões serão indicadas e você terá a oportunidade de concluir essas questões. Um lembrete de e-mail pode ser enviado para os candidatos que já iniciaram, mas que ainda não concluíram uma candidatura antes de o prazo expirar.

Por favor, certifique-se de rever as suas respostas para a abrangência, precisão, ortografia, gramática, clareza, uma vez que você tiver submetido a sua candidatura, não será capaz de fazer quaisquer alterações adicionais nela.

Por favor, note que as candidaturas que já iniciaram, mas que não foram oficialmente submetidas dentro do prazo não serão consideradas. Você pode, no entanto, optar por solicitar um coorte mais tarde.

Todos os candidatos irão receber um e-mail acusando a recepção de sua candidatura e informações sobre quando/como os candidatos serão notificados.

Boa sorte para si e obrigado pelo seu interesse pelo Centro de Liderança Regional YALI África Austral.