YALI em revista

A Iniciativa para Jovens Líderes Africanos (YALI) foi lançada pelo ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama como um esforço assinalável para investir na próxima geração de líderes africanos. A necessidade de investir na formação de líderes fortes, orientados para resultados resulta das seguintes estatísticas: quase 1 em cada 3 africanos tem entre 10 e 24 anos de idade, e aproximadamente 60% da população total da África está abaixo de 35 anos de idade.15.

Le programme YALI est aussi une communauté en ligne de près de 140000 membres, des cours en ligne gratuits et un total de 13000 certificats délivrés. Dans cet élan pour plus de dirigeants sur l'impact programme YALI a élargi en Afrique à travers quatre centres situés à Nairobi, Pretoria, Accra et Dakar.

Quem irá capacitar e liderar estes jovens africanos? Quem irá moldar o futuro dos negócios e empreendedorismo, liderança cívica, e administração pública?  Para responder a estas perguntas, a YALI promove três modelos concebidos para identificar e capacitar jovens líderes:  a Bolsa de Estudos Mandela Washington da YALI, Rede YALI e agora a criação de Centros de Liderança Regionais em toda a África.

O que são Centros de Liderança Regionais YALI?

Existem quatro Centros de Liderança Regionais em África (Gana, Quênia, Senegal e África do Sul). Estes centros irão servir como centros regionais em todo o continente para incentivar a aprendizagem transformacional e melhorar as habilidades de liderança. Os centros de Liderança Regionais YALI são um projecto da United States Agency for International Development, em estreita parceria com a MasterCard Foundation. Cada Centro de Liderança Regional é gerido no âmbito de uma parceria público/privada.

O que é Centro de Liderança Regional YALI África Austral?

A conceptualização, desenvolvimento e conteúdo curricular do Centro de Liderança Regional África Austral (RLC SA) liderados pela Universidade da África do Sul (Unisa) foram fortemente influenciados pela dinâmica política, económica e de desenvolvimento da região da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC). região.

A RLC SA irá formar jovens líderes africanos em Negócios e Desenvolvimento do Empreendedorismo; Liderança cívica; Administração Pública e Governação através de uma combinação de abordagens inovadoras e complementares que incluem sessões de contacto; tutoria online; ensino individual online; estágios profissionais e aprendizagem experiencial.

O centro terá acesso de ano inteiro às infraestruturas de última geração na Escola de Liderança de Negócios da Unisa, em Midrand, África do Sul para os participantes falantes de língua inglesa. O mesmo programa será replicado em Moçambique para os participantes falantes de língua portuguesa como forma de alcançar e abrir acesso para as comunidades lusófonas desfavorecidas. Assuntos africanos contemporâneos tais como HIV/SIDA, gênero, liderança responsável e tecnologia também serão infundidos no programa para desenvolver jovens líderes e transformadores africanos. A parceria produtiva com as universidades locais e dos EUA; parceiros do sector privado, bem como os organismos regionais tais como a SADC e a União Africana irão contribuir para a melhoria da qualidade do programa, bem como os mecanismos de acesso, alcance e entrega.

A RLC SA desenvolverá, em colaboração com os seus parceiros, habilidades do século 21que são a moeda indispensável para a participação, realização e competitividade na economia global.

Em busca desses ideais, a RLC SA tem como objectivo:

  • Criar pensadores críticos
  • Resolver problemas complexos e multidisciplinares
  • Fomentar o pensamento empreendedor
  • L'utilisation novatrice des informations, des connaissances et des opportunités
  • Encourager la communication et la collaboration multiculturelle
  • Créer la sensibilisation aux questions africaines contemporaines
  • Créer des penseurs critiques
  • Résoudre des problèmes disciplinaires complexes et multi
  • Foster l'esprit d'entreprise
  • Uso inovador de informação, conhecimento e oportunidades
  • Incentivar a comunicação e colaboração multicultural
  • Criar consciência sobre assuntos africanos contemporâneos
  • Objectivos de RLC SA

    • Providenciar a plataforma e as ferramentas para capacitar jovens dinâmicos africanos
    • Despertar o seu potencial de liderança inata para o benefício da África e seus parceiros globais.

    Estrutura do programa

    Os graduados de RLC SA espera-se que sejam completos porque eles serão expostos a uma abordagem multidisciplinar de formação. Eles serão expostos a teoria de alto nível, aplicação e prática dos professores experientes. Ao mesmo tempo, eles serão oferecidos uma oportunidade para estágio profissional e aprendizagem experiencial nas diferentes organizações parceiras de RLC.

    O programa oferece formação de qualidade em liderança nos sectores públicos, privados e civis.

    Cursos Fundamentais

    Em conformidade com os requisitos do programa, os participantes deverão selecionar um curso fundamental com base em áreas de prática e interesse.

    1. Governação e Administração Pública
      O objectivo deste curso é preparar a próxima geração de profissionais de serviço público da África Austral com conhecimentos, competências e habilidades para resolver com sucesso os problemas de governação democrática na administração pública a nível local, provincial e nacional. Haverá também um foco no desenvolvimento da liderança no sector público, incluindo uma compreensão clara do papel e finalidade do estado para melhorar a boa governação e prestação de serviços; um conhecimento claro e operacional dos princípios de administração na implementação de programas e projectos; finanças públicas; e a gestão de recursos humanos.Parceiros de implementação: Universidade Eduardo Mondlane.

    2. Desenvolvimento de Negócios e Empreendedorismo
      O objectivo do curso é para os participantes ganharem o conhecimento, competências e habilidades necessárias para aplicarem os princípios, ferramentas e sistemas de inovação e empreendedorismo na busca de suas carreiras e das metas dos seus negócios. Parceiros de implementação: Universidade Eduardo Mondlane e Idea Lab
    3. Liderança Cívica
      O curso de liderança cívica irá expor aos participantes o conhecimento prático dos aspectos administrativos, financeiros e organizacionais de organizações sem fins lucrativos e projectos da sociedade civil. O curso é destinado para graduados, profissionais e participantes que trabalham ou estão interessados pelas ONGs de base comunitária, projectos, incluindo grupos de interesse, grupos de jovens e agências de desenvolvimento que querem ser líderes eficazes e agentes de mudança. Parceiros de implementação: Universidade Eduardo Mondlane..

    Temas transversais

    Os seguintes temas transversais são obrigatórios para todos os participantes:

    1. Liderança Responsável
      O propósito dos módulos de liderança e responsabilização é de equipar os participantes com bases teóricas e experiência prática em vários aspectos de liderança e como a liderança eficaz pode ser aplicada nas suas áreas de trabalho.
    2. Integração do género e HIV na Liderança Transformadora
      O módulo irá equipar os participantes com conhecimento e habilidades necessários para integrar o género e HIV/SIDA no seu trabalho como jovens líderes e promover transformação dentro da África Austral e nos seus próprios países. O HIV/SIDA será visto a partir de uma compreensão de prevenção combinada como uma questão de desenvolvimento que deve ser tratada através de processos de transformação nas sociedades e organizações.

    África e a Revolução Tecnológica

    Este curso irá proporcionar aos participantes a oportunidade de discutir algumas dessas inovações, tecnologias e possíveis soluções para problemas que permitirão que a África se beneficie de alguns dos mais recentes desenvolvimentos.

    Duração do programa

    Os participantes selecionados deverão participar de um programa introdutório on-line de duas semanas antes de participarem da sessão de contacto.

    O programa em si terá a duração de quatro semanas, oferecido simultaneamente com um programa online de paralelismo dos participantes que são incapazes de participar pessoalmente. A metodologia de avaliação e apreciação será diferente e será prestado apoio através de tecnologia com base na web para aqueles que se inscreveram para o programa on-line.

    A entrega do currículo será com base em 30% de teoria com apresentações, incluindo o trabalho individual e leituras, 30% de teoria na aplicação – grupo de trabalho, incluindo interação multimídia e docentes convidados e 40% de aprendizagem prática e experiencial – desenvolvimento de experiências práticas tais como lançamento de planos de negócios, visitas aos locais e conceptualização de política, quando aplicáveis. Esta abordagem multifacetada irá garantir que os participantes sejam capazes de aplicar e sustentar a sua aprendizagem além do programa.

    Uso inovador da tecnologia na RLC SA

    Devido à natureza de vários países que participam do programa, a tecnologia será parte integrante da formação e também será empregue para permitir colaboração entre diferentes especialistas e os participantes. Há uma relação crucial entre tecnologia, educação e desenvolvimento económico quando estrategicamente aplicada em assuntos de desenvolvimento sustentável.

    A tecnologia será instalada de forma adequada neste projecto para que ela possa servir como um excelente meio para diversas comunidades colaborarem e alcançarem as comunidades rurais da região da SADC. As TICs também serão utilizadas como meio de aumento dos números dos participantes que a RLC SA irá alcançar e desenvolver.

    Código de Conduta de RLC SA

    Espera-se que todos os participantes de RLC SA cumpram o seguinte Código de Conduta

    • A RLC SA espera que todos os participantes comprometam-se a criar uma experiência segura, atenciosa e positiva para todas as pessoas envolvidas no programa.
    • ‏Espera-se que os participantes sejam activos no programa em todos os momentos
    • Os participantes devem ser atenciosos e respeitoso para com os outros participantes, incluindo a gestão dos programas em todos os momentos.
    • Os participantes devem esforçar-se para criar e manter o espírito de colaboração e de colegialidade em todos os momentos.
    • Os participantes devem abster-se de comportamentos humilhantes, discriminatórios ou assédio. Estes incluem quaisquer acções relacionadas com género, orientação sexual, atenção sexual indesejável para com outros participantes, raça, religião, deficiência; uso inadequado de nudez e/ou imagens sexuais em espaços públicos; intimidação deliberada, perseguição ou seguimento; assédio de fotografia ou gravação; perturbação sustentada de conversas ou outros eventos; contacto físico inapropriado, e
    • Ou violar o Código de Conduta, de forma alguma.
    • A direcção do programa RLC SA reserva-se o direito de tomar as medidas adequadas para o comportamento inaceitável.

    Os participantes não serão discriminados com base na raça, etnia, cor, sexo, religião, condição socioeconómica, deficiência, orientação sexual ou identidade de género.